Qual é a função do carburador nos automóveis

O carburador é um componente mecânico responsável pela alimentação de um motor a explosão. Ele é responsável pela criação da mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna, seu funcionamento básico é totalmente mecânico.

Utilizado nos automóveis por quase um século, o carburador passou por algumas mudanças em termos tecnológicos, passando a ser comandado por dispositivos eletrônicos, antes de finalmente ser substituído por uma nova tecnologia que cumpre sua função: a injeção eletrônica. O seu uso agora restringe-se a carros mais antigos, ainda da década de 90 e competições, instalado em carros de alto desempenho. É raro, porém o carburador ainda é usado na linha de montagem de motocicletas, mas vem sendo substituído em grande escala pela injeção eletrônica.

Carburador e seu funcionamento 

O ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo difusor (um estreitamento de passagem) arrastando uma porção de combustível de um pequeno compartimento reservatório chamado "Cuba". A borboleta (instalada na base do carburador) que é ligada diretamente ao pedal do acelerador dosa de acordo com sua abertura a quantidade de mistura que o motor precisa aspirar, quando acionada, uma bomba injeta uma quantidade de combustível da cuba diretamente pelo difusor para a aceleração rápida. Por esta dosagem, ele determina o número de RPM (rotações por minuto) e a potência que o motor desenvolverá. Em marcha lenta encontrando-se a borboleta fechada, uma agulha (Gicle) de mistura controla a entrada de ar e combustível.

Vantagens do carburador 

Exige menos da parte elétrica já que é um sistema de alimentação mais simples sendo que o combustível é "arrastado" pelo ar para dentro do motor.

Sua manutenção é mais simples e barata, possibilitando em casos de pane efetuar o socorro do veículo até mesmo no local, fazendo com que o mesmo retome o curso pelos próprios meios ainda que provisoriamente, porém para se fazer um serviço correto deve-se usar de ferramentas especiais.

Sua resposta aos comandos de aceleração é significadamente mais rápida que nos sistemas de injeção, uma vez que o acionamento mecânico da bomba de aceleração e abertura da borboleta é feito instantaneamente, enquanto na injeção eletrônica temos um intervalo de tempo para a central efetuar os cálculos e agir nos atuadores.

É mais viável em competições, possibilitando a preparação mais prática e rápida dos motores.

Por ser um dispositivo simples, sua construção érelativamente barata se comparada a sistemas de injeção eletrônica de combustível.

Pelo fato de serem sistemas simples, os carburadores também são, em geral, mais leves e compactos que sistemas de injeção eletrônica, o que viabiliza seu uso em equipamentos como por exemplo, em cortadores de grama, motoserras, pequenos barcos onde o mais importante é são os menores pesos e preços.

Por serem simples, leves e de fácil preparação são utilizados em karts. Nos karts de competição podem significar um veículo campeão ou um fracasso nas pistas, tendo sua preparação tão importante quanto o motor.

Desvantagens do carburador

Como não utiliza nenhum sensor (salvo carburadores mais modernos) não tem capacidade de se adaptar com perfeição a todas as condições de uso a que é submetido. Assim, o carburador nem sempre consegue ter uma eficiência tão boa ou melhor que um sistema moderno de injeção.

Devido ao princípio de funcionamento do carburador ser o de acelerar o ar para que este arraste o combustível para dentro do motor isto cria um gargalo para o motor. Somado ao fato do carburador nunca conseguir a melhor relação ar + combustível faz com que a potência desenvolvida nunca seja a máxima para aquele motor comparando-se a sistemas modernos de injeção de combustível.

O carburador não utilizando sensores não é auto-adaptativo. Sendo assim não pode usar diversos tipos de combustíveis como as injeções eletrônicas "flex".

Com as regulamentações atuais no que concerne a emissões este dispositivo de formação de mistura não atende mais nenhum valor permitido pelos órgãos regulamentadores.

Por se tratarem de sistemas mecânicos os carburadores estão mais sujeitos aos efeitos de qualquer imperfeição no combustível como sujeira em forma de partículas sólidas ou sólidos no ar admitido podem facilmente obstruir um carburador e torná-lo inútil até sua limpeza.

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