Tipos de suspensão - Como funciona a suspensão do carro

Tipos de suspensão - Como funciona a suspensão do carro
A suspensão usada nos veículos depende, excessivamente do uso de molas. São elas que absorvem a energia gerada pelas irregularidades no solo, e maximizam o atrito entre as rodas do carro e o solo. Sem essas estruturas amortecedoras, que podem ser dispostas de variáveis maneiras junto ao chassi e a roda, toda energia seria transferida para o chassi, e o impacto contra o solo também se aplicaria inteiramente a estrutura do veículo pela ação da gravidade.
Sua função é manter o as demais partes do veículo intactas, enquanto as rodas seguem as variações/ondulações do plano, dissipando a energia das rodas pelos amortecedores. Se não fosse aplicada ao veículo, tanto o passageiro seria afetado pelo desconforto dentro da carroceria de um carro que sofre todas alterações no solo, quanto a vida útil do automóvel também seria muito curta.
Então: Mola não dissipa energia sozinha, e sim aplicando-a à um amortecedor.


Como funciona um amortecedor?



Sistema de dois tubos:
Amortecedor é uma peça localizada entre a roda e o chassi do carro, e anula a energia absorvida pela mola do impacto. Internamente, é como um cilindro cheio de óleo que possui dois ciclos: Compressão (quando o amortecedor é forçado para baixo, com uma força aplicada verticalmente para cima) e distensão (quando o cilindro se move para cima, com uma força vertical para baixo). Quando o amortecedor se comprime, o pistão  - que possui em sua superfície pequenos furos, realmente muito estreitos – empurra para baixo o óleo de dentro do amortecedor, fazendo com que através da pressão a energia da mola seja aplicada, movendo o óleo de um compartimento para outro (do de baixo para o de cima).
Na distensão ocorre o contrário; o pistão se move para cima, movendo o líquido cima para câmara de baixo.
Representação gráfica da estrutura interna de um amortecedor:


1- Eixo rígido ou Barra de Torção

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjahbfuOqjErrw8Aa7fB5Gdm7X93UzZD4-SRbgpyip-ZT2AGfD0NSknrIqAIvRrHXwxu3_1ux-sD80g0EtLNWY3cbniVAh-7DpkC9saftcllNKyW69std1ntQCfJ3D2pL2okfYIHjmNGK8G/s200/eixo+tor%25C3%25A7ao.jpg
Exemplo de eixo rígido
 Este sistema é sempre utilizado no eixo traseiro. Numa suspensão com eixo rígido, as rodas esquerdas e direitas estão ligadas por um único eixo. Assim, o movimento de um lado afecta o outro, tornando mais fácil a perda de contacto com a estrada. Os eixos e os seus apoios são pesados, aumentando a massa suspensa do carro. No entanto, como é barata de produzir e bastante resistente, a suspensão do eixo rígido é muitas vezes usada para a suspensão traseira de carros de gama baixa.

2- Suspensão Independente

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxkT-ozaFuVg4SdrkIS9KNJ1UO6R2m-UqttCpHZHTa7JucMbWFGNlQUO7FTR3enDfGkT562tK54kgavQuu_W-U1QBVW0vkaN-OYeZBGvkq-IE_Knxhl6RivdJc212XNBJmE7TrsFthKvqH/s200/suspensao+independente.jpg
Exemplo de suspensão independente
A suspensão independente permite que as rodas direita e esquerda se movam individualmente, o que é excelente para lidar com irregularidades e buracos das estradas nacionais. No caso de um carro com tração traseira, também ajuda a transmitir potência com mais eficácia às rodas esquerda e direita. O sistema é leve, estável e oferece uma condução confortável. No entanto é um sistema que  não aproveita tão bem quanto os triângulos duplos, as capacidades dos pneus.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhD6PDs4iEZOmPj0nrU5zwEmB0Sn3wud3sIe0iba4W8_M06pJbRoPDLwI4hgiqLDXOe7sN3doeL1cTIWX-mn81VQzUruH6Opnxe-1iatLm68Qk5sbvyl_yqKr6wWuxRWakTHL_j19-oomc/s200/suspensao+mcpe.jpg
Exemplo de suspensão MacPherson

3- Suspensão MacPherson

Um sistema de suspensão simples consiste numa mola, um amortecedor e um braço de controlo baixo. A coluna refere-se ao próprio amortecedor, que também serve de suporte neste tipo de suspensão. A parte superior do amortecedor suporta a carroçaria através de um apoio de borracha, e a parte inferior é suportada pelo triângulo. Por ter menos peças, o peso é mais baixo e, por consequência, tem um bom deslocamento. A vibração pode ser absorvida numa larga extensão. O sistema foi concebido por Earl S. MacPherson, daí o seu nome.

4- Triângulo duplo

Uma concepção que suporta as rodas num braço superior e num inferior juntos. Os braços têm, habitualmente, a forma de um “V”, como um triângulo. Consoante a forma dos braços e a tracção do carro, pode controlar alterações no alinhamento e posição do carro durante a aceleração, com relativa facilidade. Também é muito rígida, revelando-se uma escolha popular nos carros desportivos que procuram controlo e estabilidade. No entanto, tem uma construção complicada e utiliza muitas peças, além de ocupar muito espaço.




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9oSlKWrGEM9zVlwEFzTUCMSlMtg7c0HCUzTHLRbDuIwXJQYqt4FNFTma2bMbj0JT2JCjfr-ywG6cj15qc1ZazJIs7ezWhucGvUWYUJU15q-M1-DNcTr1s3ukCcXfspdTwK-OocUvh7DCu/s200/s+multilink.jpg

5- Multilink

É um sistema de triângulos duplos avançado, que utiliza entre três e cinco braços para manter a posição do eixo, em vez de dois braços. Estes estão separados e existe muita liberdade, no que diz respeito ao posicionamento. O maior número de braços permite-lhe lidar com movimento em muitas direcções e mantém as rodas em contacto com a superfície da estrada a todo o momento. Este tipo de suspensão é usado com frequência na suspensão traseira de carros de tracção dianteira de alto desempenho para manter a estabilidade e a alta velocidade, e em carros de tracção traseira com muita potência para manter tracção.

0 comentários: