Tipos de suspensão - Como funciona a suspensão do carro




A suspensão usada nos veículos depende, excessivamente do uso de molas. São elas que absorvem a energia gerada pelas irregularidades no solo, e maximizam o atrito entre as rodas do carro e o solo. Sem essas estruturas amortecedoras, que podem ser dispostas de variáveis maneiras junto ao chassi e a roda, toda energia seria transferida para o chassi, e o impacto contra o solo também se aplicaria inteiramente a estrutura do veículo pela ação da gravidade.
Sua função é manter o as demais partes do veículo intactas, enquanto as rodas seguem as variações/ondulações do plano, dissipando a energia das rodas pelos amortecedores. Se não fosse aplicada ao veículo, tanto o passageiro seria afetado pelo desconforto dentro da carroceria de um carro que sofre todas alterações no solo, quanto a vida útil do automóvel também seria muito curta.
Então: Mola não dissipa energia sozinha, e sim aplicando-a à um amortecedor.
Sistema de dois tubos:
Amortecedor é uma peça localizada entre a roda e o chassi do carro, e anula a energia absorvida pela mola do impacto. Internamente, é como um cilindro cheio de óleo que possui dois ciclos: Compressão (quando o amortecedor é forçado para baixo, com uma força aplicada verticalmente para cima) e distensão (quando o cilindro se move para cima, com uma força vertical para baixo). Quando o amortecedor se comprime, o pistão - que possui em sua superfície pequenos furos, realmente muito estreitos – empurra para baixo o óleo de dentro do amortecedor, fazendo com que através da pressão a energia da mola seja aplicada, movendo o óleo de um compartimento para outro (do de baixo para o de cima).
Na distensão ocorre o contrário; o pistão se move para cima, movendo o líquido cima para câmara de baixo.
Representação gráfica da estrutura interna de um amortecedor:

A suspensão independente permite que as rodas direita e esquerda se movam individualmente, o que é excelente para lidar com irregularidades e buracos das estradas nacionais. No caso de um carro com tração traseira, também ajuda a transmitir potência com mais eficácia às rodas esquerda e direita. O sistema é leve, estável e oferece uma condução confortável. No entanto é um sistema que não aproveita tão bem quanto os triângulos duplos, as capacidades dos pneus.
Sua função é manter o as demais partes do veículo intactas, enquanto as rodas seguem as variações/ondulações do plano, dissipando a energia das rodas pelos amortecedores. Se não fosse aplicada ao veículo, tanto o passageiro seria afetado pelo desconforto dentro da carroceria de um carro que sofre todas alterações no solo, quanto a vida útil do automóvel também seria muito curta.

Como funciona um amortecedor?
Sistema de dois tubos:
Amortecedor é uma peça localizada entre a roda e o chassi do carro, e anula a energia absorvida pela mola do impacto. Internamente, é como um cilindro cheio de óleo que possui dois ciclos: Compressão (quando o amortecedor é forçado para baixo, com uma força aplicada verticalmente para cima) e distensão (quando o cilindro se move para cima, com uma força vertical para baixo). Quando o amortecedor se comprime, o pistão - que possui em sua superfície pequenos furos, realmente muito estreitos – empurra para baixo o óleo de dentro do amortecedor, fazendo com que através da pressão a energia da mola seja aplicada, movendo o óleo de um compartimento para outro (do de baixo para o de cima).
Na distensão ocorre o contrário; o pistão se move para cima, movendo o líquido cima para câmara de baixo.
Representação gráfica da estrutura interna de um amortecedor:

1- Eixo rígido ou Barra de Torção
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Exemplo de eixo rígido |
Este sistema é sempre utilizado no eixo traseiro. Numa suspensão com eixo rígido, as rodas esquerdas e direitas estão ligadas por um único eixo. Assim, o movimento de um lado afecta o outro, tornando mais fácil a perda de contacto com a estrada. Os eixos e os seus apoios são pesados, aumentando a massa suspensa do carro. No entanto, como é barata de produzir e bastante resistente, a suspensão do eixo rígido é muitas vezes usada para a suspensão traseira de carros de gama baixa.
2- Suspensão Independente
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Exemplo de suspensão independente |
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Exemplo de suspensão MacPherson |
3- Suspensão MacPherson
Um sistema de suspensão simples consiste numa mola, um amortecedor e um braço de controlo baixo. A coluna refere-se ao próprio amortecedor, que também serve de suporte neste tipo de suspensão. A parte superior do amortecedor suporta a carroçaria através de um apoio de borracha, e a parte inferior é suportada pelo triângulo. Por ter menos peças, o peso é mais baixo e, por consequência, tem um bom deslocamento. A vibração pode ser absorvida numa larga extensão. O sistema foi concebido por Earl S. MacPherson, daí o seu nome.4- Triângulo duplo
Uma concepção que suporta as rodas num braço superior e num inferior juntos. Os braços têm, habitualmente, a forma de um “V”, como um triângulo. Consoante a forma dos braços e a tracção do carro, pode controlar alterações no alinhamento e posição do carro durante a aceleração, com relativa facilidade. Também é muito rígida, revelando-se uma escolha popular nos carros desportivos que procuram controlo e estabilidade. No entanto, tem uma construção complicada e utiliza muitas peças, além de ocupar muito espaço.

5- Multilink
É um sistema de triângulos duplos avançado, que utiliza entre três e cinco braços para manter a posição do eixo, em vez de dois braços. Estes estão separados e existe muita liberdade, no que diz respeito ao posicionamento. O maior número de braços permite-lhe lidar com movimento em muitas direcções e mantém as rodas em contacto com a superfície da estrada a todo o momento. Este tipo de suspensão é usado com frequência na suspensão traseira de carros de tracção dianteira de alto desempenho para manter a estabilidade e a alta velocidade, e em carros de tracção traseira com muita potência para manter tracção.
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