Como trocar um pneu furado
Você já ficou parado(a) na estrada com um pneu furado? Você quer ser capaz de trocar um pneu, sem ter que pedir ajuda? Felizmente, trocar um pneu é uma tarefa muito simples, desde que você esteja preparado(a) e disposto(a) a fazer um pouco de esforço.
Confira os 14 passos para uma troca eficiente e segura:
- 1Encontre um lugar plano, estável e seguro para trocar o pneu. Você precisa de uma superfície sólida e nivelada que irá restringir o carro de "deslizar". Se você estiver perto de uma estrada, estacione o mais longe do tráfego possível e ligue o pisca alerta. Evite superfícies macias e colinas.
- 2Use o freio de mão e deixe o carro engatado na primeira, ou na posição "P" se for câmbio automático.
- 3Coloque um objeto pesado (por exemplo, pedra, pneu reserva, pedaço de concreto, etc), em frente das rodas dianteiras e traseiras do carro.
- 4Tire o estepe e o macaco da mala do carro. Coloque o macaco sob o quadro perto do pneu que você vai trocar. Certifique-se de que o macaco esteja em contato com a parte metálica da estrutura do seu carro.
- A maioria dos automóveis tem uma parte de plástico na parte inferior. Se você não colocar o macaco no lugar certo, ele vai quebrar o plástico quando você começar a levantá-lo. Se você não tiver certeza sobre o lugar certo onde colocar o macaco, leia o manual do proprietário.
- Na maioria dos automóveis modernos, há uma pequena marca logo atrás das cavidades onde ficam as rodas dianteiras, ou em frente das cavidades das rodas traseiras, onde o macaco deve ser colocado.
- Para a maioria das pick-ups ou veículos mais antigos que têm uma moldura, coloque o macaco em uma das vigas da carroceria logo atrás da roda dianteira ou na frente da roda traseira.
- 5Levante o macaco até que ele esteja "suportando" (mas não içando) o carro.O macaco deve estar firmemente no lugar contra a parte inferior do veículo. Certifique-se de que o macaco esteja perpendicular ao chão.
- 6Retire as capas protetoras dos parafusos e afrouxe as porcas girando-as no sentido anti-horário. Não as solte completamente, apenas quebre a resistência. Manter a roda no chão significa que você está girando os parafusos em vez da roda.
- Use a chave de roda que veio com seu carro ou uma chave de cruz padrão. Sua chave pode ter tamanhos diferentes de aberturas em extremidades diferentes. Uma chave de tamanho correto vai escorregar facilmente sobre a porca, mas não vai chacoalhar.
- Pode ser que você precise usar bastante força para soltar os parafusos. Se tudo o mais falhar, você pode usar o peso do seu corpo pisando na chave (esteja absolutamente certo(a) de estar girando a chave no sentido correto - sentido anti-horário).
- A chave cruz vai lhe dar muito mais torque do que uma chave padrão de alça única.
- 7Bombeie ou acione o macaco para levantar o pneu do chão. Você precisa levantá-lo alto o suficiente para remover o pneu furado e substituí-lo pelo reserva.
- Ao levantar o carro, certifique-se de que o mesmo está estável. Se você notar qualquer instabilidade, desça o macaco e corrija o problema antes de levantar totalmente o carro.
- Se você observar que o macaco está levantado o carro em um ângulo estranho ou inclinando-se, desça-o e reposicione-o para que ele possa levantar o veículo corretamente.
- 8Remova completamente os parafusos. Gire-os no sentido anti-horário até que eles estejam soltos. Repita o procedimento com todos os parafusos e remova-os completamente.
- 9Remova o pneu. Coloque o pneu furado embaixo do veículo de modo que, em caso do macaco falhar, o veículo caia sobre a roda, prevenindo, esperançosamente, lesões no carro. Se o macaco for colocado sobre uma base plana e sólida, você não deve ter quaisquer problemas.
- O pneu pode estar preso devido à ferrugem. Você poderia tentar bater contra a parte de dentro do pneu usando um martelo de borracha para soltá-lo, ou usar o pneu sobressalente para bater contra a parte externa.
- 10Coloque o estepe no eixo. Tome cuidado para alinhar o aro do estepe com os parafusos da roda, e em seguida, coloque os parafusos.
- 11Aperte os parafusos com a mão até que todos estejam alinhados com as roscas, tomando cuidado para não enjambrá-los. Eles devem primeiro girar facilmente.
- Usando a chave, aperte os parafusos, tanto quanto possível. Para garantir que o pneu esteja equilibrado, não aperte todos os parafusos completamente de uma só vez. Seguindo um padrão de estrela em torno do pneu, aperte um parafuso de cada vez e dê uma volta completa com a chave até que eles estejam igualmente presos.
- Evite usar força demais que possa tirar o macaco do lugar. Você vai apertar os parafusos novamente, uma vez que o carro esteja completamente no chão e não haja risco de queda.
- 12Abaixe o carro sem a aplicação de peso sobre o pneu. Aperte os parafusos, tanto quanto possível.
- 13Desça o carro completamente até o chão e remova o macaco. Termine de apertar os parafusos e recoloque a calota.
- 14Coloque o pneu furado na mala e leve-o a um mecânico. Peça uma estimativa para o custo de reparação. Se não for possível consertar o pneu, o garagista pode descartá-lo adequadamente e vender-lhe um novo estepe.
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