Curiosidade: deve-se ou não frear em curvas? Confira os mitos e verdades

Brecar em curvas não é nada legal, principalmente em grandes velocidades. Frear durante uma curva já provocou sustos em muita gente que, possuindo a devida sensibilidade, poderia ter aplicado os freios sem desequilibrar o carro ou travar as rodas. Essa noção de nunca frear nas curvas já provocou acidentes do tipo desviar para não atropelar alguém e o veículo vir a bater violentamente contra algum obstáculo ou mesmo sair da pista. É possível frear na curva, desde que feito com suavidade.

Deve-se ou não frear em curvas?

Falsos conceitos já se tornaram verdadeiras normas para alguns motoristas, embora não tenham qualquer fundamento científico. Trata-se de "verdades aparentes" que passam de uma geração a outra, sem serem questionadas e que acabam sendo aceitas, mesmo sem corresponder à realidade. Essas crenças são assimiladas e difundidas, criando-se um mito pela falta de conhecimento.

Comentários do tipo "não se deve frear em curva" são bastante comuns entre motoristas. Todavia, essa afirmativa não é verdadeira, ou seja, pode-se e deve-se frear mesmo que seja numa curva, porém alguns cuidados devem ser tomados. O que não se pode ou não se deve permitir é que ocorra o travamento das rodas, pois nesse caso o traçado da curva ficará comprometido. A razão disso é que com o deslocamento da massa do veículo para o lado externo da curva, a estabilidade sofre alterações de comportamento, causando surpresa aos motoristas menos avisados. O processo de frenagem numa curva deve ser feito com cuidado, tal como numa pista molhada, devendo-se ter sempre em mente que frear fazendo curva não é o mesmo que frear em linha reta e que o espaço percorrido para parar será maior.

Ao se percorrer uma curva, ocorre o deslocamento de massa para o lado externo da curva, aumentando a força de contato nas rodas do respectivo lado e diminuindo nas do outro. Ao se aplicar vigorosamente os freios nessa situação, as rodas do lado interno da curva (da direita) ficam mais sujeitas ao travamento. Caso seja possível perceber o travamento das rodas, o importante é ter sangue frio e aliviar a pressão no pedal, mesmo que o instinto seja de pressioná-lo ao máximo.

CONCLUSÃO

O importante é lembrar sempre que em caso de emergência, onde o motorista seja obrigado a fazer uma frenagem no meio de uma curva, o procedimento recomendado é exercer uma pressão progressiva no pedal de freio até o limite de travamento das rodas, aliviando essa pressão, tão logo seja notado o travamento das rodas.

JAMAIS PERMITA QUE OCORRA O TRAVAMENTO DAS RODAS, PRINCIPALMENTE DAS DIANTEIRAS, POIS NESSE CASO O VEÍCULO DEIXARÁ DE CONTORNAR A CURVA, EM NADA ADIANTANDO GIRAR O VOLANTE.

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